Quando é a hora certa de trocar os eletrodomésticos?

Está pensando em trocar os eletrodomésticos? A duração de um eletrodoméstico pode variar de acordo com o modelo do equipamento, a utilização, a limpeza e a manutenção. Saber a hora de comprar um novo fogão ou geladeira pode depender de uma série de fatores.

Há quem deseje trocar os eletrodomésticos por um mais atual, casos em que a compra é planejada, aproveitando uma promoção para adquirir um novo item. Dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, a Eletros, mostram que entre janeiro e agosto a comercialização de equipamentos apresentou alta de 31,5% em relação a 2023. Com quase 70% a mais no faturamento, o ar-condicionado foi o produto que mais cresceu em vendas nesse período.

trocar os eletrodomésticos
trocar os eletrodomésticos

Quer entender qual o momento ideal para comprar um novo equipamento? Separamos algumas dicas abaixo, confira!

Principais indícios para trocar os eletrodomésticos

A necessidade de trocar os eletrodomésticos pode depender de uma série de fatores, principalmente o tipo de produto em questão. Os clássicos como fogão, micro-ondas, geladeira, máquina de lavar e ar-condicionado costumam ter uma vida útil maior, chegando a durar, em média, dez anos ou mais.

Barulhos diferentes do comum, alterações na conta de luz ou defeitos frequentes podem ser indícios da necessidade de substituição.

Fogão

fogao cozinha

Item essencial nas casas brasileiras, o fogão costuma durar uma média de 10 a 15 anos. Se o fogo se apresenta na cor amarela, é sinal de que existe a presença de restos de comida ou algum objeto nas saídas de gás.

Caso o produto esteja corrompido, com dificuldade em acender, com obstrução, chama baixa ou chama que se apaga com frequência, além de ferrugem, pode ser um indício da necessidade de trocar os eletrodomésticos.

Realizar limpeza frequente, com detergente neutro, esponja comum ou panos é essencial. Procure evitar materiais abrasivos, como esponja de aço, e não deixe o eletrodoméstico molhado.

Geladeira

geladeira Inverse

Com uma média de dez anos de vida útil, a geladeira costuma dar sinais claros quando há a necessidade de manutenção ou troca. Desgaste da borracha, vazamentos, acúmulo excessivo de gelo, alta na conta de luz e a oxidação podem ser alguns indícios.

O recomendado é que o equipamento esteja a pelo menos 5cm de distância da parede e que, quando o congelador atinja até 1cm de espessura, seja feito o descongelamento e a limpeza total da geladeira. Além disso, é essencial manter a higiene e organização dos alimentos.

Máquina de lavar

lavar roupa pela primeira vez

Se for bem cuidada, uma máquina de lavar pode durar até mais de uma década. Limpar o filtro com frequência, utilizar o modo lavagem da máquina para realizar uma higienização mais profunda, além de não deixar objetos nas roupas que possam danificá-la, são algumas das indicações frequentes para esse eletrodoméstico.

Uma das primeiras evidências de que algo não anda bem é que o equipamento pode demonstrar problemas na performance, com roupas que já não apresentam a mesma limpeza de antes, juntando pelos e partículas no tecido. Alterações na conta de luz ou de água, problemas na centrifugação ou avarias no painel também estão entre os problemas mais comuns.

Dicas importantes 

Em alguns casos, a substituição do produto deve ser feita não por conta de algum dano, mas porque se tornou obsoleto. Equipamentos mais modernos e tecnológicos costumam ser mais eficientes e econômicos. A transição para objetos mais modernos pode representar maior economia, contribuindo para uma rotina com maior praticidade e sustentabilidade.

Tenha em mente o que precisa ser trocado e quais são as prioridades na casa. Assim, quando surgir uma promoção ou oferta específica para o produto, você poderá aproveitar para fazer uma troca consciente.